quinta-feira, 30 de junho de 2011

11/05 -Seminário - Vidro


CLASSIFICAÇÃO
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. Classificado em:
  • Vidro para embalagem
  • Vidro doméstico
  • Fibra de vidro
  • Vidros técnicos
  • Vidros para construção civil,dentro da construção civil, temos:
Ø  Vidro plano: Vidro float: vidro plano transparente, incolor ou colorido podemos encontrá-lo em box, fachadas, janelas, balcões e na indústria de móveis e decoração prateleiras, portas, revestimentos, tampos de mesa, entre outras. Vidro impresso Suas principais características são o efeito decorativo, a privacidade e o conforto sendo assim indicado para boxes de banheiro
Ø  Vidro de segurança: laminado, temperado, laminado de temperado, aramado
Ø  Vidro acústico: laminado acústico,vidro duplo,
Ø  Vidros especiais: de controle solar, autolimpante, baixa reflexão, baixo-emissivo,
Ø  Vidros coloridos: Vidro pintado, serigrafado, adesivado
Ø  Vidro extra clean: É um vidro extremamente transparente, ou seja, sem o tom esverdeado comum nos vidros incolores. Isso ocorre porque em sua composição há uma concentração menos de óxido de ferro.
Ø  Espelho: são produzidos a partir de um vidro float que recebe uma camada a base de prata. Em seguida essa camada é protegida por camadas de tinta
Ø  Vidro acidado: São vidros tratados com ácido e com aparência esbranquiçada. Oferece diversas opções estéticas, pois combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez
Ø  Vidro jateado: É um vidro trabalhado com jatos de grãos de areia, que agridem mecanicamente o vidro, transformando-o em translúcido e levemente áspero.
Ø  Vidro resistente a fogo: são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, que se funde e dilata em caso de incêndio.
Ø  Bloco de vidro: A principal função é solucionar o fechamento de ambientes sem impedir a entrada de luminosidade
Ø  Vidro estrutural: se viabiliza com o uso de silicone estrutural e ferragens específicas, às vezes reforçado com cabo de aço e é assim classificado quando substitui o concreto e o aço de suportes da fachada.
Ø  Revestimento: OCA revestimentos, Vetromani, Vidrotil mosaico.



                                http://www.casadinedevidros.com.br/attachments/Image/temperado.jpg


COMPOSIÇÃO e CARACTERISTICAS
O vidro é composto basicamente de sílica, 72% da composição. As demais matérias primas entram na composição em pequenas proporções, para darem uma maior liga à mistura, como também uma maior resistência mecânica. Tem como características: reciclabilidade, transparência (permeável à luz), dureza,  não absorvência recursos abundantes na natureza, durabilidade.
ESPESSURAS
Tamanho e espessuras da chapa.
     As dimensões das chapas variam de fabricantes e conforme pedido do cliente, mas mantém uma média entre elas citadas abaixo. Já a espessura é influenciada pela cor e depende do comprimento da chapa.

PATOLOGIAS
  • o vidro estocado pode deteriorar-se rapidamente, dependendo das condições ambientais.
  • Sob efeito de variações de temperatura e umidade do ar, pode ocorrer condensação entre as lâminas.
VANTAGENS X DESVANTAGENS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Ø  Reciclável

Ø  Fragilidade

Ø  Higiênico


Ø  Preço mais elevado

Ø  Inerte

Ø  Peso relativamente alto

Ø  Versátil

Ø  Menor condutibilidade térmica

Ø  Impermeável

Ø  Dificuldade no fechamento hermético

Ø  Dinâmico

Ø  Dificuldade de manipulação

Ø  Durável




RECICLAGEM
O vidro não é um produto biodegradável, por isso é necessário que seja reciclado. Quando não é reciclado, o vidro pode demorar 1 milhão de anos aproximadamente para decompor-se.

O processo de reciclagem do vidro se dá através do derretimento de resíduos vidro e a formação de novos utensílios.
Temos os:
  • Vidros recicláveis: copos, garrafas, frascos, vasilhas, cacos, pratos, etc.
  • Vidros não-recicláveis: espelhos; vidros laminados (pára-brisa); vidros temperados; cerâmica; tubos de TV; louças, cristais, óculos; ampolas de injeção.


O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos. Parte deles foi gerado como refugo nas fábricas e parte retornou por meio da coleta.

Um comentário: