quinta-feira, 30 de junho de 2011

seminario terra-


Classificação geológica
Solo residual – Originado do intemperismo das rochas,
TRABALHOS COM SOLO
Compactação – Consiste em diminuir os vazios do solo por meio de equipamentos mecânicos com o propósito de aumentar sua densidade. Drenagem – Esgotamento superficial ou subsuperficial afim de se evitar acúmulo de água superficial ou subterrânea de um terreno.
Melhoramento do solo –  Melhora a resistência do solo e reduz os custos com a fundação  através de ações como injeção de calda de cimento na massa do solo, cravação de micro estacas de material granular etc
mais de um terço da população mundial habita casas de terra.
As CARACTERÍSTICAS do solo variam de acordo com a sua composição
Cor
Escura                         Presença de materia orgânica
Avermelhada             Presença de óxidos de ferro
Amarelo                     Presença de silte e areia
Castanho claro          Presença de argila
Cheiro
Logo após a extração, se o solo for umedecido ou aquecido, o seu cheiro se torna um indicador da presença de matéria orgânica.
TECNICAS
o Adobe é uma técnica muito comum em diversas partes do mundo, que utiliza o barro – argila – e uma pequena quantidade de areia como matéria prima. Possibilita também a inserção de outros componentes como a palha, o esterco, sabugos de milho, etc.  O barro deve ser bem sovado e moldado em formas de madeira, sofre o processo de secagem a sombra, e não recebe queima. 

                                   http://pensandoprafrente.blogspot.com/2009/06/adobe.html
SUPERADOBE São sacos ou tubos confeccionados em polipropileno preenchidos com terra (20% de umidade). Esse material é empilhado e socado, para que haja compactação da massa de terra e rigidez da estrutura, formando paredes estruturais. A espessura desta parede depende da largura do saco (mín. 40cm).
Nome: Domos - Casa Ecológica
Local: Imbituba - SC-  

                            http://arqsustentabilidadeifto.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
                                      




REBOCO NATURAL
Mistura de barro e palha que pode ser usada tanto no acabamento de construções em terra, como acabamento em paredes de materiais convencionais.
Materiais utilizados para fabricação do reboco
Opcionais
          Polvilho
          Óleo queimado
          Barro
          Palha seca
          Estrume fresco







                                              http://www.moradanatural.com/blog/?cat=4
STRANGLEHM
 Com um maquinário simples, é possível fazer perfis de terra moldados, em uma velocidade de produção de 3 metros por minuto.
O solo usado nessa técnica deve ser rico em argila, recomendado que tenha cerca de 15% de agrina na sua composição. Outros tipos de solo apresentaram rachaduras nas arestas.
Para a montagem os blocos devem estar secos o suficiente para permitirem o manuseio, e umidos o suficiente para terem aderência entre si.
Estruturas verticais de madeira são utilizadas para melhorar a estabilidade horizontam.
Aplicação
Esta técnica pode ser aplicada na construção de pisos, vedações, domos e na construção de mobiliário integrado.

A taipa é um processo de contrução milenar, que consiste em produzir um bloco monolitico de barro cru, com ou sem estrutura de madeira por dentro.
Este processo pode ser executado em 3 diferentes técnicas.
                                                              
          http://pt.scribd.com/doc/48056450/Building-with-Earth-Design-and-Technology-of-a-Sustainable-   Architecture-Gernot-Minke-Birkhauser



TAIPA DE PILAO compactada em formas de madeiras alongadas, em um processo de apiloamento manual mas atualmente já pode ser feita através de compressão pneumática. A paredes em taipa de pilão são vedações autoportantes, portanto funcionam como vedação e estrutura.

                    http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/taipadepilao.htm


TAIPA LEVE A taipa leve é uma variação da taipa usada apenas em divisórias internas. Como as paredes contruídas com este processão são extremamente leves, elas são adequadas para áreas com ocorrência de abalos cismicos.




                     http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/taipaleve.htm

TAIPA DE MÃO A taipa de mão, também conhecida como, taipa de supapo, taipa de sebe ou ainda pau-a-pique é uma técnica construtiva antiga que consiste em barro aplicado num entramado de madeira e/ou bambu.


PÃES DE BARRO
Técnica que consiste em moldar bolas de terra úmida e ir moldando-as uma a uma. São colocadas de três a cinco fileiras por dia.
Depois da secagem da parede, aplicam-se várias camadas de reboco de cal. as bolas de barro com palha são feitas manualmente e amassadas com força, para que assim o muro seja construído com uma massa homogênea.
                   http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/paesdebarro.htm


SOLO-CIMENTO
Solo-cimento é uma mistura bem proporcionada de solo com aglomerante hidraúlico artificial (cimento portland).
Aplicação
          Pavimentação
          Revestimento de canais
          Diques
          Reservatórios e barragens de terra
          Estabilização de taludes
          Injeções
          Ladrilhos
          Tijolos
          Blocos
          Painéis
          Paredes monolíticas
          Fundações
As paredes são executadas verticalmente, podendo suportar as camadas posteriores, depois da execução da camada inferior.
As instalações elétricas e hidráulicas podem ou não ser embutidas, devendo-se, neste caso, abrir os rasgos no máximo 10 dias depois da construção da paredes.

Patogenias
Intempéries, Fissuras de retração, Patologia estrutural – Causada por tração e flexão solicitados, ação da água comprometendo a resistência do material, material assentado sobre terreno que não suporta as cargas transmitidas, má-concepção projetual
a terra seria o material ideal para que se construísse habitações populares, primeiro pela sua abundancia no planta, segundo por baratear consideravelmente processos de autoconstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário