quinta-feira, 30 de junho de 2011

01/04- Aula sobre esquadrias

ESQUADRIAS
As esquadrias servem para fechar, abrir, integrar, dividir, isolar, unir, entrar/sair (luz, vento, calor), proteger, dar privacidade, contemplar e tantas outras utilidades e funções.

Elas se subdividem genericamente em portas e janelas.

PORTA

Partes de uma porta

* Contra-batente : peça de madeira, sem rebaixo, para receber o batente, medindo de 3,00 a 3,50 cm(espessura) e como largura, a da alvenaria do vão que for revestir. Tem como função fixar o batente na fase do acabamento, o mesmo é pregado à alvenaria por meio de parafusos previamente chumbados na alvenaria. E tal peça deve estar em prumo , alinhado e centralizado de acordo com os revestimentos que irão ser aplicados em cada face da alvenaria, de maneira que fique facejando o revestimento acabado e o contra batente.

*Batente : peça de madeira (ou metálica), composta de uma travessa e dois montantes. O batente pode ser: marco (quando reveste totalmente a parede singela) ou caixão / caixotão (quando reveste totalmente a parede dobrada 1 tijolo ). O batente deverá sempre ser fixado ao vão por meio de parafusos, previamente deixados na alvenaria ou no contra-batente.


*Aduela : peça de madeira, sem rebaixo para o encaixe da folha e que serve para dar acabamento a vãos de porta sem folhas, tem a espessura de 3,0 a 3,50 cm, largura



*Guarnição: peça de madeira que serve para cobrir a fresta que existe entre o batente ou contra batente e a alvenaria, pois a argamassa não irá aderir à madeira do batente. Possui os mais variados desenhos.

*Folha : é a única parte móvel da porta, é a mesma que veda e abre o vão. A folha possui variações podendo ser: almofadada, maciça, compensada, lisa.

*Sôcolo ou sóco: peça de madeira do mesmo formato da guarnição (alisar) de seção ligeiramente maior, que é empregado como arremate da guarnição com o piso em substituição ao rodapé nesse trecho, oferecendo melhor proteção e aparência.

*Batedeira ou mata-junta : peça de madeira da mesma qualidade da folha da porta, utilizada para vedar a festa de duas folhas.

                                                     Tipos de porta
                                                1. De correr 


                                                   2.   De giro
3.   Sanfonada
http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/portas.html
                                               4.   Pivotante
                                                5.   Rotatória

6.Corta fogo

7.    De rolo
8.   Anti pânico
9.   Basculante
10.   Automática

JANELAS

Componentes de uma janela
                 As janelas possuem quase todos os componentes da porta só que são um pouco diferentes.

*Batente : “tais batentes janelas são do tipo marco e recobrem totalmente a espessura da parede. São compostas de 2 montantes e 2 travessas, formando um quadro, possuindo tanto rebaixos quanto forem as folhas. A parte mais importante, é o peitoril, cujo perfil deve ser tal que
vede completamente a entrada de água de chuva, quando esta correr pelo caixilho. Esta água será recolhida por um rebaixo e furos existentes no peitoril e levada para a pingadeira do peitoril.”

Tipos de janelas

1. De abrir: o fluxo de ar é do tamanho da abertura.

2.   Janela de Correr: fluxo de ar segue na horizontal na sua
direção inicial (vento no edifício), mas a área de ventilação corresponde apenas a metade do vão.

3. Guilhotina: o ar continua em sua direção original, só que área de ventilação corresponde a metade do vão.


4.Sanfona

5.   Basculante: é aquela que funciona através de um básculo, uma alavanca posicionada em sua lateral.É usada quando está posicionada em lugares altos ou com acesso dificultado.
6.   De giro: o fluxo segue horizontal na sua direção inicial e a área (vento no edifício). Área de ventilação corresponde ao total da área envidraçada.

Proteção das janelas: para proteger as janelas frente a radiação solar direta existem dispositivos que propiciam sombra e diminuem a entrada / ganho da radiação solar.

Dispositivos externos: quebra-sol ou brise-soleil, chapas perfuradas,
beirais, elementos vazados, toldos, marquises, light shelfs e estes podem ser verticais ou horizontais, fixos ou móveis e tem com características bloquear ou filtra a radiação antes que ela adentre o ambiente , porém tais dispositivos podem interferir na composição de fachada.


Dispositivos internos: cortinas, persianas, películas. Eles são flexíveis,  de fácil operação, compõem o ambiente , porém não evitam o calor e sua utilização correta baseia-se no estudo da insolação no local onde será construída a edificação.


 

Um comentário: