quinta-feira, 30 de junho de 2011

13/05 Seminário - Cerâmica


CLASSIFICAÇÃO:
-          É composto principalmente de argila. Conforme seu emprego, as argilas são classificadas em infusíveis-Infusíveis a temperaturas elevadas são utilizadas para a fabricação de porcelanas, refratárias - são usadas para revestimentos de forno; e fusíveis boas para tijolos e telhas, os grés têm alta percentagem de mica, cinza-esverdeado e são empregados na fabricação de material sanitário ordinário, as margas, argilas, calcárias usadas na produção de cimento e o barro, argila ferruginosa amarelo-avermelhada, para tijolos e telhas.
 A plasticidade das argilas varia com a quantidade de água. A argila seca tem plasticidade nula; molhando-a vai ganhando plasticidade até um máximo; com mais água as lâminas se separam, a argila perde a plasticidade e se torna um líquido viscoso.
Resistência da argila: As argilas devem ser dosadas a fim de apresentar plasticidade máxima quando úmida, resistência a tração máxima quando secas e retração mínima durante a secagem.
 Exploração das jazidas: a exploração deve se ter um estudo completo das características do material e do volume que se poderá dispor. O estudo será feito quanto a sua composição, pureza e características físicas. Deve-se considerar os seguintes fatores:
-          Terras de má qualidade.
-           Eliminação de material inútil (escombros).
-          Tonelagem diária de argila a ser extraída.
-          Tratamento ulterior da argila.
-          Consistência natural da argila.
-          RECURSOS MECÂNICOS DISPONÍVEIS EM FUNÇÃO DA PRODUÇÃO DIÁRIA.
TRATAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA:
-          Depuração: Eliminação de impurezas que possam prejudicar o material, no tratamento mecânico, secando anormalmente, têm ação química prejudicial que diminui a qualidade do produto fabricado.
-          Divisão: melhores condições. (Trituração e moagem).
-          Homogeneização: Consiste na melhor mistura possível com a água.
-          Umidificação: Quanto maior a quantidade de água na pasta, mais facilmente se consegue a homogeneização.

USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
-          VEDAÇÃO: tijolo maciço, tijolo furado

http://es.all.biz/img/es/catalog/6152.jpeg
-           REVESTIMENTOS DE PISO E PAREDE: ladrilhos, porcelanato, lajotas, azulejo

              http://www.arqhys.com/fotos/wp-content/uploads/2011/01/fotos-de-pisos-ceramicos.jpg


                         http://revistadcasa.uol.com.br/ESDC/Edicoes/22/imagens/i90618.jpg
-                      -- COBERTURA: telhas



            http://casa.abril.com.br/coberturas/feiras-eventos/imagem/feicon-2010-telhas-1000413.jpg

PATOLOGIAS
Causas: falhas de execuçã;, falhas de qualidade do projeto, qualidade da superfície do emboço; qualidade da mão de obra; destacamentos ativos-, ocorrendo queda de cerâmica com o passar do tempo; destacamentos passivos -aparecem “sem estufamento, Trincas ou fissuras-as trincas são rupturas no corpo da peça, podendo levar ao descolamento, enquanto as fissuras e gretamento não chegam a dividir o corpo completamente;eflorescência-, manchas brancas causadas pela água;
SUSTENTABILIDADE
Os caminhos que levam a adequação ambiental exigem planejamento, organização, o estabelecimento de objetivos possíveis de serem alcançados além da identificação das principais fontes geradoras de resíduos. Na indústria brasileira de revestimentos cerâmicos, o volume de material eliminado por quebra corresponde a 3% de toda produção nacional. Alguns fatores como a presença do esmalte cerâmico e as tonalidades da massa impediam o reaproveitamento de cacos gerados no processo d fabricação, porem com a evolução da formulação da massa isto foi se tornando possível e os cacos puderam ser reaproveitados no processo. A reciclagem ocorre a partir da reutilização de resíduos sólidos produzidos durante a fabricação.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Proteção contra infiltrações externas
Deve ser evitado em ambientes onde se deseja um espaço mais aconchegante
Boa resistência a intempéries
Em áreas molhadas, como o box, não se deve aplicar o porcelanato de acabamento polido, devido ao baixo coeficiente de atrito do material quando molhado. Nestes casos, é mais adequada a aplicação do porcelanato natural.
Boa resistência a manchas;
Não é indicado para espaços onde se deseja uma boa reprodução de sons como os home theaters
Proteção mecânica de grande durabilidade

Longa vida útil

Fácil limpeza e manutenção


Nenhum comentário:

Postar um comentário